PESQUISAS

Pesquisas
Euler Sandeville Jr., fev 2018

Nesta seção você poderá ver um painel/resumo de minhas pesquisas em andamento ou concluídas, orientações realizadas e outras informações sobre pesquisa e extensão de interesse para os trabalhos do Núcleo de Estudos da Paisagem. Neste domínio poderá conhecer o material da linha PAISAGEM, CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: PROCESSOS COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM E AÇÃO. Para a linha ARTE, NATUREZA E CIDADE: HISTÓRIA DA CULTURA E DA PAISAGEM você deve ir ao site A Natureza e o Tempo (o Mundo)↑. Basicamente, são as mesmas linhas de pesquisa ao longo de toda a minha atividade profissional (desde 1982). São indicadas também o Mestrado, Doutorado e Livre Docência pela estreita relação no processo de construção dos trabalhos reunidos no NEP.

É importante que destaque o vínculo contínuo no meu projeto de conhecimento como um projeto de ensino e o projeto de ensino como um projeto de conhecimento e indagação. A um tempo, são uma mesma construção, percurso, aprofundamento. Permanecem abertos, indeterminados, instáveis, dinâmicos.

Em continuada reflexão e reorganização diante de avanços, de amadurecimentos, de impasses, de inquietações, de possibilidades ou sua restrição. Nesse sentido, a própria extensão tem de se ressignificar, para mim, embora possa ter a dimensão de formação e difusão, a extensão é uma experiência tão intensa e criativa como todas as outras.

Trata-se, seja no ensino, seja na pesquisa, seja na dita extensão, de criação transitiva do conhecimento, pois não são coisas distintas para um professor. São todas, sendo ainda a mesma, uma forma de estar no mundo entre outros, de construir relações, de contribuir e aprender.

A organização das pesquisas é plástica e contínua; sim, uma contínua reconstrução do pesquisador diante da aprendizagem e dos meios de realização, levando a uma reelaboração dinâmica e instável, que também é inegavelmente duradoura, se observada que já remontam ao início dos anos 1980. É o desdobramento e amadurecimento de um projeto começado lá, na escolha ainda na saída da faculdade por ser professor, e ser professor era e é indagar o mundo, questionar a cultura contemporânea em suas formas sensíveis e materiais.

Mestrado, Doutorado, Livre Docência

Projetos de Pesquisa e Extensão (2001-2016)

Orientação a pesquisas

Outros Projetos (anteriores a 2001)

 

 

 

 

como citar esta página:


SANDEVILLE JR., Euler. “Pesquisas”. Núcleo de Estudos da Paisagem, on line, . São Paulo, 201X. Disponível em https://nep.arq.br/pesquisas/ acesso em DIA/MÊS/ANO.

[para citar este artigo conforme normas acadêmicas, copie e cole a referência acima (atualize dia, mês, ano da visita ao sítio)]


núcleo de estudos da paisagem
a natureza e o tempo (o mundo)
uma proposta de euler sandeville

 

Licença de Uso 

Entre em contado conosco 

modelo de como citar outro material deste sítio 

 

REFERÊNCIAS DA PÁGINA

Figura destacada no topo nesta página: Estante (det.). Foto Euler Sandeville Jr., 2017.

Título: Pesquisas.
Title: Researches

Autor/Author: Euler Sandeville Jr.
Web designer: Euler Sandeville Júnior

Palavra-chave: Pesquisas, Núcleo de Estudos da Paisagem, Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Keyword: Researches, Center of Landscape Studies, University of São Paulo, Faculty of Architecture and Urbanism