MUNDUS NOVUS (cerca do século 12 ao 18)

A NATUREZA E O TEMPO (MAPA DO CONTEÚDO DA SEÇÃO)
Euler Sandeville

conheça a seção:

MUNDUS NOVUS (cerca do século 12 ao 18)

MUNDUS NOVUS. Euler Sandeville Jr. Página de abertura da seção.

VISÕES ARTÍSTICAS DA CIDADE E A GÊNESE DA PAISAGEM CONTEMPORÂNEA. Euler Sandeville Jr. Discute a introdução da paisagem como um olhar artístico, observando entre a renascença eo modernismo, em olhar transdisciplinar, com ênfase na discussão da mudança estética de conceitual na formação e fruição da paisagem desde o século XIX. Tema transversal entre esta seção e a próxima.

SANDEVILLE JR., Euler; DERNTL, Maria Fernanda. Imagens de uma capital: Paris nas perspectivas vôo-de-pássaro entre os séculos XVI e XVIII. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), São Carlos, n. 5, p. 53-62, jan. 2007. ISSN 1984-4506. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/44689>. Acesso em: 26 feb. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i5p53-62.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler. A reta e a curva, a estética da paisagem. Paisagem e Ambiente, São Paulo, v. 8, p. 147-173, 1996.  Núcleo de Estudos da Paisagem, on line, São Paulo, 1996.

Disponível em http://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40228 acesso em 18 de fevereiro de 2018. Resumo: Há uma ideia comum de que o “paisagismo formal” seja uma expressão autoritária do domínio humano sobre a natureza e de que o “paisagismo informal” expresse identificação com a natureza. Este texto procura evidenciar o campo simbólico por trás desses estereótipos recorrentes na história e teoria do projeto paisagístico. Polarizações semelhantes também ocorrem no campo da edificação e do urbanismo, mostrando que a tensão entre o formal e o informal, ou o racional e o orgânico, ou a reta e a curva como a designamos aqui, se torna veículo de conteúdos que transcendem em muito o campo estrito do desenho.  Tema transversal entre esta seção e a próxima.

 

MATERIAL DE APOIO

FONTES HISTÓRICAS (TRADUÇÃO E OUTROS)

PETRARCA – CARTA A DIONISIO DA BURGO SAN SEPOLCRO ACERCA DA ESCALADA DO MONTE VENTOSO 1353-1336 – espanhol

PETRARCA – CARTA A DIONISIO DO BURGO SANTO SEPULCRO ACERCA DA ESCALADA DO MONTE VENTOSO 1353-1336 – português

VESPÚCIO, Américo. Mundus Novus. Carta a Lorenzo di Piefrancesco dei Medici. In BUENO, Eduardo (org.). Novo Mundo. As cartas que batizaram a América. Introdução e notas Eduardo Bueno. Tradução das cartas João Angelo Oliva, Janaina Amado Figueiredo e Luís Carlos Figueiredo. São Paulo, Editora Planeta do Brasil, 2003, pg 33 a 61.

GALILEO GALILEI. Carta a D. Benedetto Castelli de 21 de diciembre de 1613. In Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. Trad. Carlso Arthur do Nascimento. 2 ed. rev. ampl. São Paulo: UNESP, 2009, pg 17-26 ******

 

 

 

 

 

 

Autor: euler

Euler Sandeville Jr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s